sábado, 10 de novembro de 2012

Perception - Falha no sistema





No seriado Perception o Dr. Daniel Pierce levanta a questão que o sistema judiciário não está pronto para lidar com pessoas que sofrem distúrbios neurológicos. Desta forma colocando na cadeia pessoas inocentes  e tal também fica sem devido tratamento. Por outro lado o culpado fica solto.


Se nos Estados Unidos que é um País “preparado” para receber seus fuzileiros pós trauma de guerra  tem um sistema falho. Imagina o Brasil? País que não têm hospitais psiquiatras públicos suficientes, que usa tratamento de choque em usuário de droga, que deixa a porta aberta do hospício e o doente mental sai quando quer para voltar cometer seus crimes.

Acredito eu que o sistema uma vez que é feito de pessoas ele é muito falho por que o humano como um todo não entende o semelhante. E por isso mesmo que temos leis razoáveis para dar um norteamento na relação humana que está longe de ser evoluída. As pessoas não sabem lidar com diferença e a prova disso é que vivemos em uma era de: bullying , assédio moral, coação , segregação racial e econômica.  Não que antes não existisse tais coisas, mas hoje é cobrado respeito a diferença, hoje não é tolerado a falta de respeito e se faz presente em leis nacionais e internacionais.

Por isso quando o personagem Dr. Daniel Pierce diz que o policial e o sistema não estão preparados para lidar com pessoas com problemas neurológicas e prova através da ciência da neurologia que a suposta suspeita na verdade sempre foi a vítima. Vítima do sistema e vítima da relação social que ela mantinha com seu marido.

Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário