domingo, 9 de dezembro de 2012

Diplomacia: Liga da Justiça




Se quando você lê o nome liga da justiça pensa em super heróis, então que tal pensar em diplomacia? Liga da Justiça, assim como Capitão América e tantos quadrinhos que viraram animação foram baseados no que estava acontecendo naquela época que foram criados.


Gardner Francis Fox o criador da Liga da Justiça, nasceu em 1911 alguns anos depois começava a 1° guerra mundial  e teve um fim em novembro de 1918.  No começo de 1919 surge a Liga das nações composta pelas nações vencedoras da 1° guerra mundial  com objetivo de negociar um tratado de Paz. Tal organização durou até abril de 1946, ou seja, ela durou até o final da 2°guerra mundial.


Com o fim da 2° guerra mundial foi fundado a tão conhecida ONU Organização das Nações Unidas, que compõem vários países sem segregações de quem ganhou ou perdeu a guerra mundial. Hoje composta por 193 estados-membros, Santa Sé e Palestina.

Hoje a principal arma da ex liga das nações atual ONU é a diplomacia e suas negociações. Negociações estas que não se baseiam apenas em interesses, mas também para um sucesso mais sólido observa-se e também leva em conta a cultura e suas necessidades. E também como uma forma mais civilizada de agir e de se organizar fora do seu país existe a Embaixada. A embaixada que é um escritório de representação diplomática de um Estado, sede, capital ou organização de um país representado um Estado (País).

É fantástico ver o mundo com os olhos do Direito. Tudo está ligado ao Direito ou o Direito a tudo, até mesmo um desenho animado passando na TV. E embora esse texto aos olhos de alguns possa parecer sem foco para um blog de Direito, não custa lembrar que na prova do ENEM desse ano de 2012 caiu questões para Interligar o Capitão América e Hitler. E só sendo tolo para acreditar que o Direito a base é feita de lei. Já que a  lei é feita a base da sociedade e a sociedade muda e com isso muda também as leis, o Direito é mutável.

 Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário