segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Desentendo o Direito da criança e do adolescente




Sabe o que acho curioso a pessoa quando vai adotar uma criança é tratado por um longo tempo de anos como um “marginal”.  São pessoas tentando ser pai e mãe, mas o conselho tutelar anota e critica tudo que você possa imaginar, para o bem da criança, afinal se não forem bons pais não poderão ficar criança.


Mas onde está o conselho tutelar quando a criança é agressiva de mais na escola, ou quando tem pais separados, ou pais comuns que maltratam as crianças? Por que a menos que alguém denuncie, ou seja, algo bem gritante e visível é que algo é feito. Também me pergunto onde está o conselho tutelar nas escolas públicas e por que não na particular também?


No Brasil também tem outra curiosidade adolescente pode trabalhar, pode votar e pode matar? Com 17 anos um adolescente pode votar e mudar um país, mas quando ele mata fica preso só até os 21 anos (no máximo). Algumas propostas de novas leis pedem para que esse prazo alongue-se e dure até aos 26 anos (ficar preso até os 26 anos). Eu, assim como tantas outras pessoas que já foram assaltas entre outros crimes causados por menores concorda que não faz sentido a lei fala que ele tem mentalidade para votar, mas não pode ser preso.  A lei já deveria ter mudado para algo mais duro e sim a partir de  15 anos qualquer crime cometido ficar preso e também diferente do que funciona hoje não ter redução de pena por bom comportamento ou coisa do gênero. Cadeia com o bandido lá dentro trabalhando duro, sem esses direitos de visita íntima e coisas do gênero, preso é preso. E quanto mais hediondo mais duro seria o tratamento, para ver que o crime não compensa.



Esse é um tema que quando abordado cai sempre nos mesmos pontos, falta de educação pública, Brasil um Estado sem estrutura, só pobre fica preso e etc. Porém precisamos de uma lei que mesmo que seja injusta mediante a nossa sociedade sem estrutura atual,ela possa colocar nos trilhos um pouco da sanidade. E depois sim, fazer o que deveria já existir escolas muitas escolas, projetos funcionando e lugares para funcionar projetos de forma verdadeira em todo Brasil, por que sabemos que muita coisa no interior não chega.




E o motivo de estar escrevendo esse texto não é por que já fui assaltada por dois menores ou por que ontem vi 3 crianças sendo a mais velha com 12 anos se muito tinha pedindo esmola, não foi isso. Mas é que desde que (quinta-feira (06/12/2012)) um cidadão adolescente foi morto na frente da escola por outro adolescente, não tem como não ficar revoltada. E esse caso que aconteceu aqui no Município de Teixeira de Freitas – Bahia está fazendo pensar naquilo que assistimos calado todos os dias. A violência entre jovens, a falta de família, a falta de segurança na escola, a falta de segurança jurídica que sentimos com essa lei que “protege” o menor de idade , a ausência do conselho tutelar e etc.


Minha forma de protestar é querendo uma lei mais justa para que o crime não compense. Para que nós cidadãos de bem não sejamos os presos dentro de casa, para nós que trabalhamos tenhamos aquilo que é nossa sem ser roubado. 


Eu quero justiça justa. Não essa justiça que solta um bandido por que é filho de gente poderosa e ou rica. Uma vez que matou uma pessoa sem motivo pode matar até eu que estou escrevendo esse texto. Não me sinto segura com um marginal solto.

Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário