domingo, 13 de janeiro de 2013

Livro: Racismo à brasileira



Racismo à brasileira
Raízes históricas
3° edição, ano de 1995
Editora Anita LTDA


Racismo à brasileira:
Raízes históricas evidencia  a existência do racismo  no país , desnuda o mito da “democracia racial brasileira” e nos leva a refletir sobre a existência desse grave problema que entrava o nosso processo social. È um belo livro aprendi muito. Tem mercado Nacional.”
Texto de José Mendonça teles presidente da academia Goiana de Letras.



Texto presente na orelha do livro.






Esse livro mostra como de forma indireta o brasileiro age de forma racista e embora o livro traga relatos até da literatura ,para mostrar que o negro tem sempre o papel inferior na história, o livro é antigo. Mas se você seguir o raciocínio principal do livro vai ver que mesmo hoje quando um ator faz papel de médico na novela é feito aquela propaganda um médico negro. Ou melhor como hoje o certo é dizer Afro-descendente , é um médico Afro-descendente, sim e quando é um médico japonês ou, branco tem esse mesmo alarde? Quantos apresentadores negros têm na TV?

E por ai segue a linha de raciocínio e percebemos que o racismo do brasileiro está escondido entre um sorriso e um tapinha nas costas. Esse é um bom livro para aqueles que viveram muito tempo nos Estados Unidos onde é tudo dito na cara ou é brasileiro e nunca saiu do país, mas é alienado o suficiente para dizer que no Brasil o racismo é pouco e quase não tem. E claro para você pessoa culta que quer estudar mais sobre o assunto.
Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário