domingo, 3 de fevereiro de 2013

Especial: Obrigação da sociedade em relação à criança e o adolescente.



De forma geral não existe sanção para o não cumprimento da obrigação, porém de forma específica têm duas categorias recebem “punição” pelo não cumprimento da obrigação. São eles Médicos/ Dentistas e professores. 


 Os Médicos/Dentistas - Ao examinar uma criança e perceber que tem maus tratos clínicos têm que chamar o Ministério Público ou Conselho Tutelar. Que tipo de exame? O exame clínico, rotineiro mesmo é possível ver. 


O Professor – O professor muita das vezes é a pessoa que mais passa o tempo junto com a criança no ambiente longe da família. E a criança/adolescente ao longo do tempo cria  laço com professor e pode chegar a falar o que está acontecendo em casa. Mas como o professor vai saber se a criança está sendo mal tratada? Um dia quente e a criança está com roupa de manga longa para esconder. Outra situação é a mudança de comportamento em sala de aula, o aluno mudo que passa a ficar agressivo, ou aluno alegre que passa a ficar mudo na sala de aula. Entre outros sintomas que o professor é “treinado” para detectar. Lembrando que o professor aquele que faz licenciatura estuda psicologia educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário